Gmail Diretrizes para remetentes em massa

O Gmail disponibiliza diretrizes muito precisas para remetentes em massa assim como ferramentas como o Gmail Postmaster Tools que fornece aos remetentes métricas para parâmetros como reputação, taxa de spam, feedback loop, etc. Isso pode ajudar você a verificar a conformidade com as diretrizes para remetentes de e-mail em massa do Gmail, bem como identificar problemas com o filtro de spam.

O Gmail classifica os e-mails recebidos das seguintes formas:

  • Spam x Não é spam: os spams são colocados na pasta “Spam”, e as mensagens que não são spam são colocadas na pasta “Entrada”.
  • Categorias de e-mail: a maioria dos usuários utiliza a Caixa de entrada padrão do Gmail, que classifica os e-mails que não são spam nas categorias “Principal”, “Social”, “Promoções”, “Atualizações” e “Fóruns”. As categorias “Principal”, “Social” e “Promoções” são ativadas por padrão, mas os usuários podem optar por ativar ou desativar todas as cinco categorias ou nenhuma categoria. A categoria “Principal” inclui conversas com outras pessoas e categorias de mensagens que não estão ativadas no momento.

As classificações de e-mails dependem muito do que é denunciado pelos usuários. Os usuários do Gmail podem marcar ou desmarcar mensagens como spam e mover as mensagens que não são spam entre as guias da Caixa de entrada. Em ambos os casos, o Gmail aprende com as correções dos usuários e, com o tempo, ajusta automaticamente a classificação de acordo com as preferências dos usuários.

As diretrizes a seguir podem ajudar a fazer a classificação preditiva e garantir a satisfação do destinatário.


Categorias da Caixa de entrada

As categorias da Caixa de entrada do Gmail ajudam os usuários a organizar e controlar melhor suas caixas de entrada, classificando os e-mails em categorias e colocando os e-mails dessas categorias em guias.

Os usuários podem optar por sempre direcionar mensagens ou remetentes específicos para uma determinada categoria e podem ativar ou desativar cada categoria. Uma mensagem marcada com estrela será colocada na categoria “Principal”. O Gmail aprende com as correções dos usuários e, com o tempo, ajusta automaticamente a classificação de acordo com as preferências dos usuários.

Veja o que você pode fazer para ajudar o Gmail a categorizar suas mensagens corretamente:

  • Enviar diferentes categorias de e-mail, por exemplo, promoções, notificações de transações, atualizações de redes sociais, de diferentes endereços e tentar manter a consistência desses endereços ao longo do tempo.
  • Evitar misturar diferentes categorias de conteúdo em um e-mail. Por exemplo, colocar uma promoção em uma notificação de transação pode fazer o sistema classificar a mensagem como promocional.

Autenticação e identificação

Por que é importante autenticar suas mensagens?

A autenticação garante que suas mensagens sejam classificadas corretamente. É provável que os e-mails sem autenticação sejam rejeitados ou colocados na pasta “Spam”, devido ao alto risco de serem mensagens falsas usadas em golpes de phishing.

Além disso, é possível que os e-mails não autenticados com anexos sejam rejeitados imediatamente por motivos de segurança.

Para garantir que o Gmail possa identificar você:

  • Use um endereço IP consistente para enviar e-mails em massa.
  • Mantenha registros DNS reversos válidos para os endereços IP dos quais você envia e-mails, apontando para seu domínio.
  • Use o mesmo endereço no cabeçalho “De:” de cada e-mail em massa que você enviar.

Também recomendamos o seguinte:

  • Assine as mensagens com DKIM. O Gmail não autentica mensagens assinadas com chaves que usam menos de 1024 bits.
  • Publique um registro SPF
  • Publique uma política DMARC

Diretrizes adicionais para IPv6

  • O IP remetente deve ter um registro PTR, isto é, um DNS reverso do IP remetente, e corresponder ao IP recebido via resolução DNS de encaminhamento do nome do host especificado no registro PTR. Caso contrário, o e-mail será marcado como spam ou possivelmente rejeitado.
  • O domínio remetente deve passar nas verificações SPF ou DKIM. Caso contrário, o e-mail poderá ser marcado como spam.

Inscrição

Cada usuário na sua lista de distribuição deve optar por receber suas mensagens de uma das seguintes formas:

  • Por meio de um e-mail solicitando a inscrição na sua lista.
  • Marcando manualmente uma caixa de seleção em um formulário da Web ou em um software.

Também recomendamos que você confirme cada endereço de e-mail antes de incluí-los na sua lista.

Os métodos para coleta de endereços a seguir NÃO são considerados como opções e, definitivamente, NÃO são recomendados:

  • Usar uma lista de endereços de e-mail comprada de terceiros.
  • Configurar uma caixa de seleção em um formulário da Web ou em um software para inscrever todos os usuários por padrão, exigindo que os usuários cancelem explicitamente a opção por listas de e-mails.

Cancelamento de inscrição

Um usuário deve poder cancelar a inscrição na sua lista de e-mails de uma das seguintes formas:

  • Um link destacado no corpo de um e-mail que leva os usuários a uma página que confirma o cancelamento da inscrição. Nenhuma ação dos usuários deve ser necessária além da confirmação.
  • Por meio de uma resposta a seu e-mail com uma solicitação de cancelamento de inscrição.

Como o Gmail pode ajudar os usuários a cancelar a inscrição automaticamente, recomendamos o seguinte:

  • Forneça um cabeçalho “Lista-Cancelar inscrição” que aponte para um endereço de e-mail ou um URL no qual o usuário possa cancelar facilmente a inscrição em futuras listas de e-mail. Observação: esse não é um método substituto para o cancelamento da inscrição.

Para ajudar a garantir que suas mensagens não sejam marcadas como spam, também recomendamos que você:

  • Cancele automaticamente a inscrição de usuários cujos endereços de e-mail rejeitem vários e-mails.
  • Envie periodicamente mensagens de confirmação para os usuários.
  • Inclua cada lista de e-mails em que eles se inscreveram e ofereça a oportunidade de cancelar a inscrição nas listas em que os usuários não estiverem mais interessados.

É possível que os usuários encaminhem e-mails de outras contas, portanto recomendamos que você:

  • Indique explicitamente o endereço de e-mail que está inscrito na sua lista.
  • Ofereça um método via URL para cancelar a inscrição da sua lista de e-mails. Isso será útil se o administrador da sua lista de e-mails não souber exatamente quem está cancelando a inscrição com base no endereço “Responder:”

Formatação

  • Todas as mensagens devem ser formatadas de acordo com RFC 5322 e, no caso de uso de HTML, com padrões HTML
  • As mensagens devem ter um campo de cabeçalho “ID de mensagem:” válido.
  • As mensagens devem indicar que são e-mails em massa no campo de cabeçalho “Procedência: em massa”.
  • As tentativas de ocultar o verdadeiro remetente da mensagem ou a página de destino verdadeira de qualquer link da Web na mensagem podem impedir a entrega.
  • O assunto de cada mensagem deve ser correspondente ao conteúdo e não induzir a erro.
  • O domínio de autenticação, o domínio “De” do envelope, o domínio “De” do conteúdo, o domínio do destinatário e o domínio do remetente não devem violar as diretrizes altamente restritivas do perfil de segurança de Unicode para nomes de domínios internacionais.

Entrega

Embora o Gmail trabalhe muito para entregar todos os e-mails legítimos nas Caixas de entrada dos usuários, é possível que algumas mensagens legítimas sejam marcadas como spam. O Gmail não aceita solicitações de “lista de permissões” de remetentes em massa, e não podemos garantir que todas as mensagens ignorarão nossos filtros de spam.

Para garantir que os  usuários do @gmail recebam todas as mensagens que desejarem, fornecemos a eles um método para nos enviar comentários sobre as mensagens sinalizadas como spam: eles podem clicar em um botão “Não é spam” para cada mensagem sinalizada pelos filtros de spam.

A equipe do Gmail analisa os relatórios dos usuários e corrigem problemas a fim de fornecer a melhor experiência para o usuário.

Desde que os usuários não considerem seus e-mails como spam, você não terá problemas de entrega em Caixas de entrada.

Há dois fatores importantes que, em circunstâncias normais, ajudam as mensagens a chegar às Caixas de entrada dos usuários do Gmail:

  • O endereço ‘De:’ está listado na lista de contatos do usuário.
  • Um usuário clica em “Não é spam” para alertar o Gmail de que as mensagens enviadas por esse endereço são solicitadas.

Se você envia e-mails promocionais e e-mails de transações relacionados à sua organização, recomendamos separar os e-mails de acordo com seu objetivo, sempre que possível. Para fazer isso:

  • Use endereços de e-mail diferentes para cada função.
  • Envie e-mails de domínios e/ou de endereços IP diferentes para cada função.

Com essas dicas, os e-mails de transações importantes terão mais chance de serem entregues na Caixa de entrada dos usuários. O objetivo das nossas diretrizes é ajudar você a cultivar uma boa reputação no sistema do Gmail, para que suas mensagens sejam entregues de forma contínua nas Caixas de entrada.

Remetentes terceiros

Se outras pessoas usarem seu serviço para enviar e-mails (por exemplo: ISPs, Infusionsoft), você será responsável por monitorar o comportamento dos usuários ou clientes.

  • Você precisa ter um endereço de e-mail disponível para usuários ou clientes denunciarem abusos (abuso@seudominio.com.br).
  • Você deve manter informações de contato atualizadas no seu registro WHOIS e em  abuse.net.
  • Você deve cancelar, com rapidez, todos os usuários ou clientes que usam seu serviço para enviar spam.

Programas de marketing afiliados

Os programas de marketing afiliados recompensam terceiros por levarem visitantes ao seu site.

Esses programas são atraentes para criadores de spam profissionais e podem causar mais transtornos do que gerar bons resultados. Observe o seguinte:

  • Se sua marca ficar associada a spam de marketing de afiliadas, isso poderá afetar os e-mails que você e suas outras afiliadas enviam.
  • Você é responsável por monitorar suas afiliadas e remover as que enviarem spam.

 

Este artigo foi escrito pela equipe de Gmail 

Este post é parte da contribuição de Babel-Team para melhorar as práticas de email marketing.

2 comentários sobre “[Gmail] diretrizes para envio massivos

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