Final de ano é aquela época onde revisamos os erros e acertos, planejamos os próximos passos e olhamos para o futuro, certo?

Bom, ao menos costumava ser assim.

O que acontece hoje é que estamos passando por uma época de transformações sem precedentes.

“Ah, mas já ouvi isso muitas vezes antes”

Eu sei, eu sei. Mas convenhamos, para quem realmente buscava se diferenciar e antecipar movimentos do mercado, era relativamente fácil olhar para frente. Bastava olhar para fora.

Veja nosso caso: A Babel-Team foi aos Estados Unidos e trouxe a tecnologia da automação de marketing e vendas, numa época onde a maioria ainda fazia websites e começava a se arriscar em SEO e mídias sociais. Olhar para fora nos permitiu identificar e antecipar uma tendência.

O problema é que hoje está cada vez mais difícil encontrar um “próximo passo” que já esteja testado e aprovado em algum lugar do globo, como a Fórmula de Lançamento do Jeff Walker, trazida ao Brasil por Érico Rocha. O mundo está cada vez mais fluido, e várias formas de comunicação diferentes estão sendo testadas e utilizadas simultaneamente.

Hoje, vamos nos ater a apenas duas tendências inovadoras por um motivo simples: já saíram do campo das ideias, estão em franca evolução, sendo adotadas por companhias de diferentes ramos e o principal: nós, da Babel-Team, podemos te ajudar a encaixa-las na realidade da sua empresa.

A primeira é a Inteligência Artificial

Esqueça “Eu, Robô” e “Matrix”. Inteligência Artificial e Machine Learning já são realidade e o salto se deve ao fato de que hoje esse tipo de tecnologia foi testado, aprovado e está se tornando acessível, gerando resultados muito positivos nos mais diversos segmentos de mercado.

São recursos que tornam softwares inteligentes, capazes de analisar um volume cada vez maior de informações em menos tempo, utilizando cruzamento de dados para aumentar a eficiência dos seus processos.

Um exemplo prático? Pense numa segmentação de Google Ads, ou Facebook Ads. Todos aqueles velhos critérios demográficos, cada vez mais manjados e imprecisos. Agora imagine que você tenha um algoritmo capaz de interpretar comportamentos, investigar dados coletados e se atualizar em tempo real. Seria possível personalizar a estratégia, atingindo públicos extremamente específicos com uma eficiência inviável de ser alcançada manualmente.

Parece ótimo, não é mesmo? Pois já é realidade! Pense no que isso é capaz de fazer com o seu ROI…

A segunda tendência que queremos citar também utiliza IA, mas destacamos por ser mais palpável e já ter caído nas graças do mercado. Falo dos Chatbots.

O crescimento vertiginoso que estamos testemunhando será ainda maior nos próximos anos. Uma pesquisa da Gartner identificou que até 2020, cerca de 25% do atendimento ao cliente será feito via chatbots, enquanto a Grand View Research estima que aproximadamente 80% da comunicação com o cliente será feita por chatbots dentro de 5 anos. Eles podem atender e aliviar a carga da empresa, mas também são capazes de orçar serviços e até vender de forma automática!

A capacidade de economizar recursos e acelerar o crescimento são dois grandes benefícios que os chatbots podem gerar para a sua empresa, mas a pesquisa ainda indica que 45% dos usuários finais preferem utiliza-los como primeiro contato. Com o aperfeiçoamento das estratégias, esse número tende a crescer consideravelmente. É o famoso ganha-ganha. Um bom negócio é realmente bom, quando o é para as duas partes envolvidas.

Quer saber como fazemos isso acontecer?

Mande uma mensagem pra nossa equipe!

Jorge Luiz ArdrizzoSobre o Autor:
Jorge Luiz Ardrizzo – Assistente de Marketing

Formado em Publicidade e Propaganda, entrou na Babel Team em 2017 com a missão de atrair e qualificar leads através do desenvolvimento de estratégias de marketing e produção de conteúdo. Teve a carreira pautada no relacionamento com o cliente, o que foi fundamental para entender como analisar as necessidades e apresentar a melhor opção para cada um deles. 

DJ e produtor musical responsável pelo projeto Flecha, você ainda pode encontrá-lo pelas feiras gastronômicas da cidade oferecendo o inigualável hambúrguer de pão de queijo.

Quero acompanhar as novidades

Um comentário sobre “2 tendências do futuro para aplicar agora mesmo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *