A automatização do marketing está em todos os lugares na sua caixa de entrada. É o e-mail de “parabéns pela sua compra”, o cupom de desconto no seu aniversário e/ou um lembrete de um carrinho abandonado. Por todos os setores, a automação tornou-se uma chave para o sucesso: Cerca de 80% das empresas de alto desempenho a usaram por mais de dois anos, segundo pesquisas da Gleanster.

Mas esse recurso não é exclusivo para gigantes. A automação pode auxiliar as pequenas empresas em todos os aspectos de uma forma muito mais simples do que você poderia imaginar. Desde a captura de leads (potenciais clientes) ao atendimento, passando por tarefas de rotina e até o fechamento das vendas. Veja a seguir 6 processos que podem – e devem! – ser automatizados para que você possa se dedicar ao que realmente importa: fazer a empresa crescer.

1 Estruturar seu processo de vendas

Mapear o caminho dos interessados até virarem clientes pagantes assegura que nenhuma etapa seja perdida. Por exemplo, se você vende cursos online, os softwares de automação organizam o processo para que os representantes de vendas possam ter sucesso nas negociações. É importante definir etapas para que a automação possa aumentar a conversão do seu funil de vendas.

Veja o exemplo a seguir, separado em três etapas básicas:

Oportunidade: Quando um cliente em potencial é identificado, o software designa um representante para fazer o acompanhamento.

Contato: Quando chega o momento ideal para uma ligação ou e-mail. Se o lead é contatado, o representante irá ouvir suas necessidades e explicar como seu produto ou serviço pode beneficiá-lo. Se o lead não responder, ou a ligação for para o correio de voz, um e-mail automatizado é enviado como acompanhamento e uma nova tentativa para entrar em contato é gerada para acontecer daqui a algum tempo definido por você.

Qualificação: Quando o lead está qualificado, com orçamento e a autoridade para uma decisão de compra. O restante do processo de venda acontece aqui, com diferentes ações automatizadas estabelecidas para ganhos e perdas, assim como leads que não estão prontos para tomar uma decisão

2 Responder imediatamente a pedidos de contato por email

Estudos como o “Lead Response Management Study” comprovam que uma demora de apenas 30 minutos a um pedido de contato faz com que suas chances de qualificar seu lead diminuam em 21 vezes, em comparação com uma ligação dentro de 5 minutos. Com a automação, é possível responder imediatamente sem precisar pensar sobre isso, através de um campo como “entre em contato conosco” com nome e e-mail no seu site.

Plataformas como o Infusionsoft podem lhe fornecer o código HTML necessário para este formulário, que uma vez preenchido pelo cliente gera uma resposta de e-mail automática, como:

“Oi, [Primeiro Nome]! Agradecemos o seu contato. Gostaríamos de informar que recebemos a sua mensagem. Alguém entrará em contato com você em breve”.

Se você tem um e-commerce e um cliente tem dúvidas sobre um produto, por exemplo, fica claro que sua empresa recebeu a dúvida e que ela será respondida em breve. Seu cliente em potencial ficará contente em ver que o seu formulário não desapareceu em um buraco negro online, ao mesmo tempo em que o software designa um membro da equipe para fazer o acompanhamento com, por exemplo, uma ligação telefônica.

3 Conquistar clientes oferecendo conteúdo grátis

Segundo pesquisa do The Radicati Group, uma pessoa recebe em média 88 e-mails de publicidade diariamente, portanto, independe do quão espetacular seja seu produto ou serviço, você precisa oferecer algo em troca.

A partir de conteúdo grátis, como PDFs, e-books, vídeos ou outros recursos, você chama a atenção de seu cliente, gera novos leads e se posiciona como autoridade no assunto, aumentando suas chances de conversão em vendas.

No caso de um salão de beleza, por exemplo, matérias sobre novos tratamentos e produtos podem ser entregues através de processo automatizado com o software. Além disso, você consegue identificar quais clientes foram gerados a partir de cada isca, mensurando sua eficácia.

4 Tornar as tarefas de rotina mais eficientes

A automação não pode – e nem deve – substituir todas as tarefas realizadas pelas pessoas, mas maximiza a eficiência dos processos repetitivos que exigem o toque humano, ajudando você e os membros da sua equipe a economizar tempo e manter a organização. O software de automação pode ser configurado para enviar lembretes e monitorar tarefas, como ligações, notas de agradecimento manuscritas e afins.

Uma Pet Shop pode programar lembretes para horários de banho e tosa ou pedidos de novos insumos assim como, com as mesmas funcionalidades, um laboratório de exames pode programar lembretes para exames agendados e avisos automatizados para que a pessoa possa buscar, uma vez que o exame esteja pronto.

5 Limpar a sua lista de e-mails

“Quanto mais, melhor” não se aplica às listas de correio eletrônico. Seus assinantes podem perder interesse ao longo do tempo e continuar a enviar-lhes conteúdo pode impedir que você alcance seus potenciais clientes. Isso se dá porque provedores como o Gmail e o Hotmail medem a frequência com a qual as pessoas abrem, clicam ou interagem com seus e-mails, para detectar a taxa de spam. Um alto comprometimento mostra que as pessoas querem recebe-los, mas um baixo sugere que elas não querem, em especial se algumas pessoas marcam como spam, o que pode lhe rotular como um spammer e bloquear os seus e-mails das caixas de entrada.

Se você tem um restaurante e uma grande lista de assinantes, certamente terá antigos clientes que se mudaram da região, trocaram de emprego ou simplesmente não mantiveram os mesmos hábitos alimentares. Com o software de automação, você pode segmentar esses assinantes inativos e automatizar uma série de e-mails perguntando se a pessoa quer continuar a recebe-los.

Dê aos leitores a escolha entre dois links, para “sim” ou “não”, higienizando sua lista e ajudando a elaborar suas mensagens de acordo com as necessidades e interesses de seus clientes.

6 Gerar vendas recorrentes

Para a grande maioria dos donos de negócio, uma venda não é um evento único. Você quer que comprem de novo, afinal a probabilidade de vender para um cliente existente chega a 70% se comparada a uma de 5% a 20% para um novo interessado, de acordo com o livro Marketing Metrics.

Seja proativo ao automatizar incentivos para futuras vendas ao invés de esperar que os clientes percebam que precisam de mais. O software de automação envia um e-mail de acompanhamento depois de um prazo predeterminado.

Caso você tenha vendido um suprimento de 30 dias, o seu cliente receberá automaticamente uma mensagem, como: “Sabemos que está acabando. Você gostaria de comprar mais?”, já com link para o produto, significando conveniência para o cliente e vendas para sua empresa. Um dentista que ofereça um clareamento dental que tenha duração de um ano pode, assim, lembrar ao paciente de que a hora de uma nova sessão está chegando.

As possibilidades são muitas e esta foi apenas uma introdução!

Quer saber mais?
Baixe nosso e-book gratuito:

25 Coisas que um Pequeno Negócio Pode Automatizar

Jorge Luiz ArdrizzoSobre o Autor:
Jorge Luiz Ardrizzo – Assistente de Marketing

Formado em Publicidade e Propaganda, entrou na Babel Team em 2017 com a missão de atrair e qualificar leads através do desenvolvimento de estratégias de marketing e produção de conteúdo. Teve a carreira pautada no relacionamento com o cliente, o que foi fundamental para entender como analisar as necessidades e apresentar a melhor opção para cada um deles. 

DJ e produtor musical responsável pelo projeto Flecha, você ainda pode encontrá-lo pelas feiras gastronômicas da cidade oferecendo o inigualável hambúrguer de pão de queijo.

Quero acompanhar as novidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *