O Editor de Campanha (Campaign Builder) do Infusionsoft é uma ferramenta muito poderosa, para se dizer o mínimo. Junto a um grande poder, vem uma grande responsabilidade. Nós entendemos como o Editor pode ser intimidador, pois criar em uma tela em branco pode fazer com que as ideias não venham!

Curso Infusionsoft

Esse post tentará responder uma pergunta muito frequente que recebemos: “O que acontece quando eu faço mudanças em uma campanha que já existe?”.

Conseguimos subdividir esta pergunta em 7 diferentes, referentes a mudanças, atualizações ou anexos a uma campanha já existente.


IMPORTANTE:: Você pode a qualquer momento mudar, editar e modificar uma campanha sem impactar a versão já existente. Nenhuma mudança ou adição acontecerá até que você republique a campanha.

Posso alterar o texto ou palavras de um e-mail específico?

Sim, pode. Uma vez que você republica a campanha, o email alterado será visto apenas pelos que ainda não o receberam.

Posso alterar o texto em que um link foi colocado, sem impactar o objetivo de “link clicado” que já está definido?

Sim, contanto que você não delete o link do e-mail e o substitua por um totalmente novo, o objetivo ficará intacto. Se precisar deletar e substituir por um novo, não esqueça de reconfigurar o objetivo “Link Clicado” referente a ele.

O que acontece se eu adiciono um Objetivo?

Objetivos são atingidos ou não. Eles não podem ser atingidos mais de uma vez. Por isso, se você publica um novo objetivo, ele só pode ser atingido no futuro. Por exemplo, se você tem um objetivo configurado para aplicar uma tag, quando o objetivo for publicado, ele irá buscar por NOVAS aplicações daquela tag. Quem já possui a tag não atingirá o objetivo.

Para ajudar neste ponto, o Infusionsoft criou o pop-up de adicionar contatos. Se você colocar um novo objetivo de entrada como tag, ao publicar a campanha, o Infusionsoft irá avisar que já existem contatos com essa tag e perguntar se você gostaria de adicioná-los na campanha.

Curso Infusionsoft

O que acontece se eu adiciono um novo e-mail no meio de uma sequência?

Essa pergunta é um pouco mais complexa. Quando você republica uma sequência, o sistema irá atualizar todos os contatos já existentes nela. Isso é feito através de um novo cálculo sobre o caminho que levou todos esses contatos até aquela posição. O sistema refaz a trajetória de temporizadores, e-mails e outros passos desde o começo e é baseado em quando uma pessoa entrou na sequência. Se um passo já foi processado, esse processo é ignorado. Para novos passos adicionados, o sistema irá agendar passos futuros no tempo apropriado; ou irá rodar imediatamente os passos que deveriam ter sido rodados nos últimos sete dias. Novamente, se um novo passo é adicionado à sequência, e ele deveria acontecer dentre os últimos sete dias do calendário, eles irão acontecer imediatamente.

Vamos apresentar alguns cenários:

Digamos que você tem uma sequência que é designada para enviar três e-mails, com três dias de diferença entre cada um deles. Marcos entra nessa sequência e recebe o primeiro e-mail e o segundo e-mail, três dias depois do primeiro. No 4º dia, digamos que você decidiu adicionar um e-mail entre o 1º e o 2º e-mails. O sistema irá recalcular. Agora, Marcos deveria receber o novo e-mail de ontem e o 2º e-mail (que ele já recebeu) agora está programado para dois dias no futuro. O novo e-mail incluído será enviado imediatamente, por que ele deveria ter sido enviado nos últimos sete dias, e o 2º e-mail está programado para dois dias a partir do dia de hoje. Em dois dias, quando esse passo acontecer, o sistema vai reconhecer que esse passo já foi processado e vai pulá-lo, fazendo com que em três dias Marcos e outros recebam o 3º e-mail original.

Agora digamos que Alice está na mesma sequência, mas ela entrou há um mês.  Quando você faz esse tipo de mudança em uma sequência, o sistema recalcula para a Alice e vai determinar que o novo e-mail deveria ter sido enviado mais ou menos há um mês. Pelo fato de esse passo estar agendado para mais de sete dias atrás, o Infusionsoft não vai enviar o e-mail.

…Sabemos que isso é muito para digerir! Mas compreender o funcionamento lógico do Campaign Builder é o que permite você a ir mais longe nas suas automações. Para usar de forma avançada o Infusionsoft, veja mais sobre nosso curso Streaming!

O que acontece se eu retirar um e-mail de uma sequência?

Se você remover um e-mail e existem pessoas que normalmente receberiam essa mensagem, o Infusionsoft não vai enviar o e-mail para aquelas pessoas. Se você remover o temporizador também, o sistema irá recalcular os futuros passos e processar de acordo com a mudança.

Curso Infusionsoft

O que acontece se eu adicionar um e-mail ou passo no final de uma sequência já existente?

Para as pessoas que estão no processo dos passos existentes, eles vão continuar e passar por esse novo passo ou e-mail como se ele fosse da sequência original. Para as pessoas que acabaram de passar pelos passos já existentes, o sistema iria recalcular tudo e ver se o novo passo deve ou não ser enviado. Se esse passo é no futuro, será processado corretamente. Se é um passo que já deveria ter acontecido, o sistema irá checar se era para ter acontecido nos últimos sete dias. Se sim, o sistema irá enviar o e-mail ou realizar o passo imediatamente. Se não, esse passo não será processado para essas pessoas.

Curso Infusionsoft

Dicas de Usuários

Recomendamos que se construa toda a campanha antes de publicá-la. Sabemos: é muito mais fácil dizer isso do que fazer!

Tudo pronto para modificar suas campanhas com confiança?

O objetivo do Curso Avançado, quando foi desenvolvido, era de justamente ajudar os usuários infusionsoft a ter mais confiança no uso da ferramenta e na criação de estratégias completas, exatamente como o negócio precisa.

Nós da Babel-Team acreditamos que o conteúdo seja necessário par quem deseja realmente alcançar outro nível no seu negócio.

Se você precisar adicionar passos a uma sequência já existente e quer enfileirar todos os contatos para que eles passem por ele, considere adicionar uma nova sequência depois da que já existe. Uma vez que os contatos completam os passos da sequência já existente, se eles não têm pra onde ir, eles são adicionados a uma lista de espera (inativos – os laranjas). Se você adiciona uma sequência depois, todos os contatos na lista de espera serão afunilados ao mesmo tempo e o sistema irá calcular os passos da nova sequência para todos eles.

Se você quiser saber ainda mais e dominar completamente a ferramenta Infusionsoft, clique aqui e veja sobre o Lançamento da edição Curso Avançado Streaming 2019!

Diana Visconti

Sobre a Autora
Diana Visconti
– Arquiteta em Automação e Consultora de Modelo de Negócios

Carioca da gema, se formou em Publicidade pela Puc-Rio e, antes mesmo de terminar a faculdade, já estava imersa no mundo da automação. Começando na Babel-Team em 2013, aprendeu sobre a automação de marketing e vendas com o colega Fabio Hansen e sobre Consultoria de Negócios com Jorge.

Certificada em Infusionsoft desde 2015, dá treinamentos e suporte em inglês, espanhol e português. Em 2016, começou a pós-graduação em Administração de Empresas para expandir a área de Consultoria de Negócios.

Quero acompanhar as novidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *