Automatizar suas campanhas é de fato muito atraente, mas a verdade é que boas práticas de email marketing têm mais relação com seu sucesso do que qualquer outra coisa.

Lembre-se: a tecnologia é apenas uma ferramenta! Email marketing é relacionamento e sua disposição para investir neles.

É preciso esforço e acompanhamento consistente para manter sua lista comprometida, feliz e gastando dinheiro. Investir em sua lista significa investir em seu negócio, e lhe trará o melhor retorno possível. Trate sua lista corretamente e eles vão te amar. Ignore-os e não se surpreenda se eles logo esquecerem quem você é.

Existem várias formas de aumentar a eficácia de sua lista, desde as mais simples e técnicas até as mais complexas. Escolhemos quatro para iluminar seu caminho.

4 Maneiras de Aumentar a Eficácia de sua Lista

 1. Otimização de configurações 

Algumas técnicas promovem melhorias na sua entregabilidade, e uma delas é configurar propriamente o SPF do seu domínio.

Quando você envia e-mails com, por exemplo, o Infusionsoft, eles não estão realmente saindo do seu domínio, e sim dos servidores do próprio Infusionsoft. O SPF, então, é um registro que informa aos provedores que sua ferramenta de automação é confiável e está autorizada a enviar e-mails por você, diminuindo bastante a possibilidade de classificarem a ação como phishing e te rotularem como spammer.

O passo-a-passo varia de acordo com a ferramenta que você utiliza. No caso do Infusionsoft, há um documento de suporte para auxiliar a configuração do seu SPF. O processo é simples e deve ser efetuado diretamente no seu registro de domínio.

Confira um pouco mais sobre o SPF neste post.

 2. Templates de email 

Algo de extrema importância a ser considerado nos seus emails é o “pré-texto”.

Por padrão, o Infusionsoft e diversas outras ferramentas adicionam nesta linha algo como “Problemas para visualizar este e-mail? Clique aqui”, para permitir que aqueles que não conseguem receber HTML possam visualizar uma versão hospedada da mensagem. Isso pode ter sido necessário anos atrás, mas hoje em dia a porcentagem de pessoas que precisam disso é muito pequena. Você pode até se perguntar “mas se essas pessoas existem, não é melhor dar essa opção?”, e eu te digo: não. Mas, por quê?

Hoje, de 60% a 70% dos seus contatos lê seu email em celulares ou tablets, dispositivos de espaço muito limitado para conquistar sua atenção. Habitualmente, o que ele verá é seu nome, assunto da mensagem e… a primeira linha de texto. Você não pode se dar ao luxo de perder essa oportunidade por conta de uma questão puramente técnica!

Uma dica é deixar esse bloco de texto reservado para usar um gancho que desperte a curiosidade de seus clientes, fazendo com que eles cliquem e aumentem suas taxas de abertura.

 3. Aumento de engajamento 

Uma prática recomendada para potencializar o engajamento de seus leads é criar a expectativa adequada ao que você pretende entregar, deixando que as pessoas escolham estar em sua lista. É por isso que o double opt-in é recomendado, ainda que a obrigação de clique em um link reduza o número de assinantes.

Vamos imaginar um potencial cliente que está interessado em sua isca digital, um e-book ou qualquer recurso gratuito que você tenha oferecido. Ele chegou até você por preencher um formulário na web, portanto deve receber um e-mail com um link que permitirá que ele acesse o que solicitou. Através de um recurso legacy no campaign builder do Infusionsoft, você consegue personalizar a página de destino, deixando uma mensagem curta de agradecimento por confirmar o email enquanto o contato é redirecionado automaticamente para o material desejado. Satisfação dos dois lados!

Confira aqui como fazer um double opt-in escondido.

 4. Limpeza de lista 

Manter a higiene das listas é talvez o aspecto importante mais subutilizado, chegando ao ponto de menos de 10% terem implementado de fato esta prática. Portanto, podemos dizer que esse é um dos diferenciais dos melhores profissionais de marketing.

No Infusionsoft, tudo referente a limpeza de lista fica em Marketing. Você consegue impedir bounces (envios para emails inválidos) tendo total controle da situação, por exemplo. Você não necessariamente deve deletar os contatos não engajados, podendo apenas redireciona-los para uma campanha de remarketing (ou o que lhe parecer melhor!).

Com a utilização das tags + status de email será possível gerar uma lista “limpa” e de alta qualidade, aumentando sua reputação com os provedores de email.

Confira 10 boas práticas da comunidade Infusionsoft.

Texto inspirado no capítulo 5 do livro “Infusionsoft Mastery”, de Troy Broussard.

 

Sobre o Autor:

Jorge Luiz Ardrizzo – Assistente de Marketing

Formado em Publicidade e Propaganda, entrou na Babel Team em 2017 com a missão de atrair e qualificar leads através do desenvolvimento de estratégias de marketing e produção de conteúdo. Teve a carreira pautada no relacionamento com o cliente, o que foi fundamental para entender como analisar as necessidades e apresentar a melhor opção para cada um deles. 

DJ e produtor musical responsável pelo projeto Flecha, você ainda pode encontra-lo pelas feiras gastronômicas da cidade oferecendo o inigualável hambúrguer de pão de queijo.

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