Fim de ano é boa época para fechar a contas, refletir sobre as lições aprendidas, criar uma nova narrativa, acreditar nela e fazer acontecer.Assim, desde 2016, a Babel-Team segue uma metodologia provada a ajustada, ano após ano a nossa realidade.

Se no início tínhamos dúvidas se funcionaria, 2 anos depois não tenho a menor dúvida que nossa metodologia (sim, a nossa pois ajustamos a original e funciona para nós) funciona pois entre outros indicadores o faturamento aumentou 60%, temos uma fortíssima adesão da e quase zero rotação da equipe, isso sem falar do NPA dos clientes.

Claro, sim, existem muitas metodologias para escalar o negócio e ir de 1 a 10, de 10 a 100, de 100 a 1000 ou, pelo menos, a 200.

Muitas. Inclusive temos exemplos de empresas que cresceram sem uma metodologia explícita.

Este post explica UMA metodologia que é a que a Babel-Team aplica para si mesma. Ano passado, fizemos o mesmo…, e este ano dedicamos 26 horas distribuídas numa semana em dezembro para aprofundar no passado 2018 e pensar nosso roteiro para 2019.

O Desafio

Para muitos dos nossos clientes mais avançados o desafio agora é“estruturar um business”.

Júnior Crocco, diretor de Marketing da Academia (fitness digital)

Júnior Crocco

“Conversando com as pessoas, percebi que aquela ‘febre de lançamento’ passou a ser uma preocupação e uma compreensão maior de estruturar um business, estruturar um negócio.Menos frenesi e mais consistência.”

Renato Moreira, diretor da agência Mantic

Renato Moreira

“Minha agência cresceu muito. Deleguei e depois me dei conta de que estava perdendo contato com o cliente. Por outro lado, não conseguia que minha equipe gerasse resultados. Agora, em vez de tentar contratar e treinar mais gente, prefiro me unir aos melhores nas habilidades que não tenho.”

André Lado, Diretor de Digital Manager Guru

André Lado

“Quando o mercado começou (no Brasil, em 2013), era tudo uma selva. Qualquer coisa que você criasse vendia. Era fácil, até mesmo com um produto ruim, fazer 4, 5, 6 e até 7 dígitos de receita. Hoje não é mais assim…”

Resumindo: de Jorge Aldrovandi para a Babel-Team. Da cultura do guru e do “6, 7, 8 em 7” a cultura da empresa sustentável.

Voltando…

Uma das virtudes desta metodologia é que se consegue escalar o negócio com sustentabilidade. Ao final, não é suficiente crescer. Precisamos que esse crescimento seja sustentável.

Jorge Aldrovandi

A imagem abaixo resume os passos da metodologia. Nós a aplicamos para nossa empresa e também para alguns de nossos clientes.

Planejamento da Estratégia

Duas fases da metodologia

Estabelecer a Visão, por um lado e Planejar e Medir, por outro, são as duas grandes fases da metodologia.

Dedicamos 38% da Reunião Estratégica Anual a revisitar a Visão e 62% a pensar a Estratégia e a Tática.

O papel da Metodologia Agile e o Framework Scrum

Antes da Reunião Estratégica Anual toda a equipe passou por uma imersão na filosofia Agile e no Framework Scrum. Isso fez uma grande diferença no momento de pensar a tática:

Babel-Team

Este processo de para pra pensar se repete ao longo do tempo em tudo ou por parte, uma vez por semana, uma vez por mês, ao final decada trimestre e ao final de cada ano.

Por onde começar? O Círculo Áureo.

Quando nos perguntam sobre nosso negócio, em geral, começamos explicando o que nossa empresa faz. Imediatamente, nós: explicamos como fazemos, como produzimos, mostramos nossas instalações.

No entanto, para escalar uma empresa sustentável, é preciso começar sempre por outro ponto. Vejamos abaixo o Círculo Áureo sugerido por Simon Sinek no seu livro, “Por quê?”.

Simon Sinek no seu livro, “Por quê?

O QUÊ 

Todas as empresas sabem o que fazem. Isso é verdadeiro, não importa a quão grande ou pequena é a empresa. Todos são capazes de descrever o produto ou serviço que a empresa vende.

O que é fácil de ser identificado.

 O COMO 

Algumas empresas sabem COMO fazem o QUÊ. Isso pode ser chamado de: proposta de valor, proposta única de valor ou processo proprietário. O COMO é utilizado para explicar por que uma coisa é melhor ou diferente.

O POR QUÊ 

Poucas empresas conhecem seu POR QUÊ. E, mais, poucas são as que sabem articular POR QUÊ fazem o que fazem.

Por POR QUÊ não queremos dizer fazer dinheiro – isso é resultado. PorPOR QUÊ queremos dizer PROPÓSITO, causa ou crença. Por quê sua empresa existe? Qual é o motivo que te faz levantar da cama todos os dias. Se pensa em dinheiro, logo não vai mais conseguir sair da cama. Dinheiro não tem tanto poder de motivação.

Muitas empresas começam de fora do Círculo Áureo para adentro.

Faz 4 anos, um dia paramos a empresa
e nos colocamos a pensar nosso POR QUÊ

Todas as grandes empresas são grandes porque têm um por quê muito claro. Um por quê que toda a equipe conhece. O POR QUÊ é o que motiva as pessoas a fazerem acontecer o quê.

Vejamos alguns POR QUÊs de empresas bastante conhecidas:

Google

“Organizar a informação do mundo e fazê-la universalmente acessível e útil”.

Desde o começo, o objetivo do Google é desenvolver serviçços que melhorem, significativamente, a vida do máximo de pessoas possíveis.

Não só para alguns; Para todo mundo.

Ford

“Democratizar o acesso ao carro.”

Red Bull

“Transcender os limites humanos.”

E o propósito da Babel-Team:

Babel-Team

“Provocar Transformações Inovadoras”

Metodologia para o POR QUÊ

Na Babel-Team, reunimos nossa equipe e realizamos um brainstorming de ideias para identificar nosso por quê.

Babel-Team - escalar seu negócio

O PORQUÊ deve ser estabelecido quando a empresa está começando.

É um erro pensar que o Propósito só deve ser estabelecido quando a empresa é grande. Na verdade, a empresa grande só virou grande por que tem um POR QUÊ.

Babel-Team nasceu da vontade de ajudar o desenvolvimento das empresas. Com o tempo, a medida que fomos crescendo, nossa metodologias e foi aperfeiçoando. Hoje, podemos afirmar que trabalhamos com a promessa de oferecer as melhores soluções em marketing automatizado.

Parece claro, não é?

Isso não é tudo. Isso reflete o que entregamos em nossos serviços. Mas, o que nos faz levantar da cama todos os dias vai muito mais além. Somos uma equipe que trabalha com o propósito de facilitar a empresas e inovadores a superação de seus desafios em seu caminho até o sucesso, sejam quais sejam esses desafios. Esse é nosso por quê.

Se você pensa em estabelecer o porquê de sua empresa, considere que deve ser o resultado de uma reflexão de seu time e que será o mesmo durante muito tempo, sem mudar.

Um passo além: a tática

Este ano decidimos avançar na identificação de planos concretos e dedicamos 46% do tempo da Reunião Estratégica Anual.

Diana Visconti
Qual o Propósito da sua empresa? - escalar seu negócio

Sobre o autor:
Jorge Aldrovandi  CEO da Babel-Team.

É pioneiro em serviços de marketing via Internet, no Uruguai, seu país natal, e no Brasil, onde vive desde 2002. Trabalha com automação desde 2010. Responsável pelo planejamento estratégico e modelo de negócios de clientes no Brasil, na América Latina, Portugal e Espanha.

Sendo neto de italianos, desde pequeno Jorge gosta muito de estabelecer vínculos e por isso, boa parte de seus clientes termina sendo também parceiros e amigos. Quando é perguntado “Como que você desenvolveu uma rede tão grande de parceiros?”, sempre responde:”Tomando um vinho e comendo boas pizzas.”

Os valores da Babel-Team, são os valores do Jorge: Ética sempre, respeito acima de tudo e crescimento constante! ”

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