Hoje vamos falar sobre a estrutura de uma campanha de boas-vindas perfeita, como Troy Broussard coloca tão objetivamente simples em seu livro Infusionsoft Mastery.

O intuito dessa campanha, é termos os passos importantes para se gerar engajado e venda, mas também entendermos melhor como funciona o comportamento dos nossos prospectos e clientes.

Como Troy mesmo coloca, é uma fase de experimentação, além de uma experiência de nossos contatos. É um momento em que podemos começar a encontrar respostas para perguntas que nem mesmo sabíamos que deveriam ser feitas.

Parece místico e complicado, certo? Na verdade, é bem simples e não muito diferente de muito que já está sendo feito, com exceção de pequenos detalhes – e são esses detalhes que mudam o jogo das taxas de conversões.

Vamos ver os 6 estágios principais de uma campanha de Boas-Vindas Ideal:

  1. Apresentação & Posicionamento
  2. Definição de expectativas para entrega e tom/estilo
  3. Tomada de ações para incrementar entregas
  4. Impacto em diferentes mídias
  5. Rastreio e qualificação de engajamento por mídia
  6. Exposição ao seu funil de produto principal

Tudo deve ser um experimento, que permita: Observar, Analisar e Otimizar.

O objetivo é entregar a mensagem correta, para pessoa correta na hora correta, com o recurso da segmentação. É importante para ser assertivo e objetivo, mas, onde será feita a segmentação, é uma questão estratégica sua.

Como você se apresenta e o que você vai “ensinar”, a informação que vai passar, é a forma usada para fazer o seu posicionamento no mercado.

InfusionsoftÉ bom você explicar a forma como serão feitos os envios, para eles esperarem por isso. Se você diz que vai mandar poucos e manda todos os dias, isso pode criar um atrito com seus contatos. Não se engane, o mesmo vale para o contrário.

InfusionsoftNesse ponto, vamos melhorar a qualidade da entrega estimulando os contatos a responderem nosso email de confirmação/download. Emails são é uma via de mão dupla e, se utilizamos a automação como um caminho único, isso diminui nossa capacidade de entrega, a médio prazo.

InfusionsoftSabemos que a era de apenas 1 canal, foi-se há muito e agora temos que tentar “pegar” o prospecto por diferentes canais – Facebook, Youtube, etc – e fazê-los dar optin em todos, para ser “cercado” com nosso conteúdo.

Levando em conta que a campanha deve ser tomada como um experimento, aqui faremos mais um. Vamos dividir, igualmente, acessos (links) de múltiplos canais ao longo das mensagens. Se você tem 4 emails e 2 canais, teremos 2 emails de cada canal ao longo da sequência – 1 link de cada canal – que aplicam tags de interesse, para sabermos qual canal se converte mais. Dessa forma saberemos em qual investir mais nossos esforços.

Infusionsoft A clássica frase “50% do meu investimento em marketing funciona e 50% não funciona. Eu só não sei qual é qual” ainda se faz muito relevante nos tempos digitais. Isso se dá à falta de rastreamento comportamental dos prospectos e clientes. Sem um rastreamento, também perdemos de vista o quanto cada cliente gastou em nossos produtos / serviços.

O rastreio pode ser feito através de uma integração com sua plataforma de pagamento, seja ela qual for. Existem dois níveis: algumas já possuem a nativa – que te possibilita aplicar tags e automatizar a partir do status de compra daquele produto – e existe a opção de fazer a configuração por API – caso queira migrar os dados de compra (valor, nome do produto, etc) para dentro do Infusion. Uma mais simples, tanto em configuração quanto em dados e outra mais complexa. Qual você escolhe? Aquela que melhor atende sua necessidade e orçamento. Ambas te possibilitam automatizar a partir da compra.

InfusionsoftO funil de venda do seu produto principal deve ser o foco dessa campanha. Existem duas coisas que são interessantes de se implementar nesse momento de oferta:

A) Pequenos produtos que podem ser cobrados de forma mensal para gerar, além de um crescimento econômico, uma estabilidade para seu negócio. Isso caso seu produto de maior valor e principal seja vendido de forma esporádica (o que impossibilita sua renda ser previsível).

B) Botões de 1 click upsell – diversas plataformas oferecem essa funcionalidade que existe para facilitar a vida do seu cliente no momento em que ele deseja fazer um investimento maior na sua empresa.

Essa campanha deve ser genérica, no sentido, em que todos os seus contatos vão passar por uma estrutura como essa, podendo, claro, dependendo do interesse, receber ofertas diferentes.

Portanto, mesmo que você tenha diversas capturas espalhadas por aí, o ideal é que, após a captura e a confirmação + entrega da isca, deve haver uns 2 ou 3 emails transacionais, que levem e explique ao contato o que irá acontecer a partir daí. São os chamados emails-ponte, que diminuem o atrito na passagem de uma conversa para a outra.

Se você quiser entender melhor como implementar ou estruturar sua estratégia dessa forma, procure a Equipe da Babel-Team.

O Autor, Fábio Hansen

O Autor:
Fábio Hansen – Arquiteto-Chefe de Automação

Formado em cinema pela PUC-RJ, logo mudou o rumo de sua carreira ao iniciar o trabalho na Babel-Team como assistente do Jorge Aldrovandi. A partir de 2011, iniciou sua trajetória na Automação de Marketing & Vendas, certificando-se como Consultor Infusionsoft.

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