Engajamento de sua lista de e-mails e entregabilidade, ou seja, a capacidade de entregar as mensagens para os contatos que você selecionou, andam de mãos dadas.

Já escrevemos alguns posts sobre este assunto (você pode vê-los no final deste conteúdo), mas hoje vou dar exemplos concretos do incrível poder de destruição de valor nos nossos negócios que ocorre quando enviamos mensagens para uma base com alta percentagem de contatos não engajados (em inglês, not engaged).

Para chegar a conclusões confiáveis, tomamos os dados de 3 empresários, com desempenhos irregulares em seus envios, sem identifica-los, é claro. Alguns sem bounces (devoluções) e outros com alta percentagem de contatos no status ‘mail block – spam detected’ depois de enviar a mensagem.

Por que alguns contatos foram postos no status ‘mail block – spam detected‘?

Antes de avançar, vejamos duas definições:

Não engajados

São os contatos que não tiveram nenhum tipo de interação em relação à sua comunicação: não abriram as mensagens, ou não clicaram num link, por exemplo.

O tempo que transcorreu sem qualquer interação do contato pode ser definido por cada empresa e varia de projeto para projeto.
Infusionsoft define ‘não engajado’ se durante 4 meses o contato não tiver tido nenhum tipo de interação. Recentemente foi incorporada a possibilidade de que a quantidade de tempo possa ser definida por cada usuário.

Bounces

Um bounce ou devolução de mensagem é um endereço de e-mail que não pode receber mensagens devido a um erro. Esse erro pode ser temporário (devolução suave ou soft bounce) ou permanente (devolução forte ou hard bounce).

Em todos os 4 envios, a percentagem de Bounces e de contatos com status ‘mail block – spam detected’ foi altíssimo. E a única variável que realmente tem correlação positiva é a quantidade de contatos não engajados. 

Literalmente, está matando o negócio do nosso cliente (reveja o título deste post).

Vamos analisar os envios:

Envio 1

O envio realizado para 4.296 destinatários, dia 26/07/2017, teve uma taxa de bouces de 0%.

A porcentagem de Contatos não Engajados sobre o total de contatos foi de 0%.

Envio 2

O envio realizado para 14.031 destinatários, dia 27/07/2017, teve uma taxa de bouces de 2%.

A porcentagem de Contatos não Engajados sobre o total de contatos foi de 16%!

Consequência: a taxa de bounces foi de 2% (280 contatos tiveram devolução de mensagem).

De novo, a única variável que realmente tem correlação positiva é a quantidade de contatos não engajados.

Vamos analisar os envios:

Envio 1

O envio realizado para 8.565 destinatários, dia 26/07/2017, teve uma taxa de bouces de 1%.

A porcentagem de Contatos não Engajados sobre o total de contatos foi de 14%.

A porcentagem de e-mails com o status ‘mail block – spam detected’ foi de 1% (85 contatos).

Envio 2

O envio realizado para 8.956 destinatários, dia 27/07/2017, teve uma taxa de bouces de 1%.

A porcentagem de Contatos não Engajados sobre o total de contatos foi de 0%.

Bounce 1%

O status ‘mail block – spam detected’ foi de 0%.

Os contatos não engajados estão destruindo o negócio dos 3 clientes!

 

Conclusões

Conseguir que os seus contatos se relacionem com você é uma exigência do moderno marketing que se baseia em relações via e-mail.

Embora os provedores de serviços de e-mail (Google, Yahoo!, Hotmail, entre outros) controlem boa parte dos fatores técnicos que impactam a entrega da mensagem, ouros tantos fatores que não são técnicos são responsabilidade de quem realiza o envio (a segmentação de contatos, por exemplo, a relevância da mensagem, o volume do envio, a taxa de engajamento, o tempo de leitura e a quantidade de pessoas que marcam uma mensagem como spam).

Preste atenção aos indicadores de abertura e engajamento e trate os contatos engajados de forma diferente dos não engajados, de modo que você crie campanhas diferentes para estes dois grupos, fazendo higiene frequente de suas bases de dados.

Existe um conjunto de ações que podem ser feitas antes de que um contato se torne frio e outras tantas ações para aplicar despois que se perdeu o relacionamento.

Você encontrará estas ações detalhadas e justificadas em um próximo post.

Quer analisar a sua base de dados e seus envios de e-mail?

Entre em contato conosco

e com muito prazer ajudaremos você a estabelecer um relacionamento com sua lista de e-mails que resulte num poder enorme a seu favor.

 

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Sobre o Autor:

Jorge Aldrovandi – CEO da Babel-Team.

É pioneiro em serviços de marketing via Internet, no Uruguai, seu país natal, e no Brasil, onde vive desde 2002. Trabalha com automação desde 2010. Responsável pelo planejamento estratégico e modelo de negócios de clientes no Brasil, na América Latina, Portugal e Espanha.

Sendo neto de italianos, desde pequeno Jorge gosta muito de estabelecer vínculos e por isso, boa parte de seus clientes termina sendo também parceiros e amigos. Quando é perguntado “Como que você desenvolveu uma rede tão grande de parceiros?”, sempre responde:”Tomando um vinho e comendo boas pizzas.”

Os valores da Babel-Team, são os valores do Jorge: Ética sempre, respeito acima de tudo e crescimento constante! ”

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