Desfazer-se de leads que custam cada vez mais caro nunca é uma tarefa fácil. Dói no coração, eu sei bem como é. Aqui na Babel-Team lidamos diariamente com clientes que relutam bastante em limpar sua base.

Mas certificar-se de que só está enviando conteúdo para quem realmente está ativo é uma das tarefas mais importantes na automação de marketing.

Provedores de e-mail se tornaram inteligentes e sintonizados às expectativas de seus usuários. Por isso, filtram ao máximo o que vai ser diretamente entregue. Isso significa que cada remetente tem seus envios vasculhados para avaliar o engajamento que os destinatários têm com eles. Esqueça os antigos reportes de spam. Os algoritmos que definem as caixas de entrada trabalham com diversas variáveis, como aberturas, cliques, cancelamento de assinatura, inatividade e muitas outras.

Quando o destinatário dá opt-in no seu conteúdo, é extremamente importante que você monitore e rastreie seu comportamento ao longo do tempo. Permissões para enviar e-mails não duram para sempre, afinal mesmo os assinantes mais engajados podem perder o interesse à medida que o tempo passa. E esse é um grande perigo para suas pretensões, afinal você não deseja ir parar na pasta de spam ou promoções, certo?

Essa métrica é o seu pote de ouro como remetente. Continuar ativo e engajando os contatos em sua base de dados é primordial para que você chegue na caixa de entrada de seus prospectos e clientes. Para isso, é importante entender o que é considerado engajamento.

Uma forma é avaliar os opt-ins recentes: São os contatos que optaram por entrar em sua lista de marketing, mostrando um interesse recente nos e-mails de sua empresa. Aqui é necessário bastante cuidado, pois o opt-in pode ser feito com endereços falsos ou inativos. Desta forma, é necessário rastrear o usuário e se certificar de seu engajamento, para que seja possível remover corretamente esses leads. Outra maneira de se certificar que um assinante é quem ele diz ser, é implementando uma confirmação de e-mail (COI) em suas campanhas de marketing.

Outra forma de avaliar engajamento é através de compras recentes. Mais um cuidado aqui: considere recentes aquisições dos últimos 120 dias: Comprar um produto ou assinatura de serviço não significa necessariamente uma permissão explícita para manter a comunicação de e-mail marketing. Mas, através da correta utilização de checkboxes e confirmações, demonstra um nível mais alto de engajamento.

Outra métrica interessante é a medição das aberturas e cliques dos últimos 120 dias: Uma vez que um contato é adicionado à sua lista, suas ações precisam ser monitoradas. Há um detalhe extremamente importante nesse ponto: As aberturas são rastreadas por possuírem imagens que carregam pixels quando o e-mail é aberto, mas se as imagens não são mostradas ou o e-mail é visto em um preview, essa não será registrada. Por isso, é sempre importante enviar e-mails bastante segmentados, com uma chamada para ação (Call to Action) que mantenha os assinantes engajados.

Outro ponto importante que deve ser considerado para o tempo entre uma limpeza e outra é, obviamente, sua estratégia. Se você envia e-mails com frequência, as higienizações devem seguir seu ritmo. Por exemplo, aqueles que enviam e-mail diariamente devem usar um pequeno espaço de tempo para fazer a higienização como entre 30 e 60 dias. Se você envia uma newsletter mensalmente, o tempo mais apropriado é entre 120 e 180 dias. Isso depende do tipo de negócio e modelo de marketing utilizado para ser coerente com a frequência que você envia e o quão frequente é o engajamento de seus contatos.

Você sabia que a Babel-Team oferece consultorias e aceleradores de resultados, te ajudando a higienizar as suas listas no momento certo e muito mais? Fale com a gente!

Jorge Luiz ArdrizzoSobre o Autor:
Jorge Luiz Ardrizzo – Assistente de Marketing

Formado em Publicidade e Propaganda, entrou na Babel Team em 2017 com a missão de atrair e qualificar leads através do desenvolvimento de estratégias de marketing e produção de conteúdo. Teve a carreira pautada no relacionamento com o cliente, o que foi fundamental para entender como analisar as necessidades e apresentar a melhor opção para cada um deles. 

DJ e produtor musical responsável pelo projeto Flecha, você ainda pode encontrá-lo pelas feiras gastronômicas da cidade oferecendo o inigualável hambúrguer de pão de queijo.

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