O Post anterior sobre o não engajamento dos contatos de nossa base de dados nos trouxe algumas ideias do que devemos fazer para lidar com eles.

Como todos sabem, o Infusionsoft é  a ferramenta de automação que nós utilizamos para nós mesmos e representamos em todo o Brasil, América Latina, Portugal e Espanha.

O Infusionsoft, assim como nós, se preocupa muito com a entregabilidade dos emails de quem utiliza a ferramenta, pois, é claro, que isso prejudica também a autoridade e reconhecimento da empresa como um todo.

Por essa razão, eles criaram uma nova função que permite você, de forma automática, parar de enviar conteúdo para aqueles que não estão mais interessados em você.

Há prós e contras nessa nova função, sendo o contra a falta de flexibilidade da mesma. Por essa razão, decidimos apresentar hoje 2 formas de analisar o engajamento dos contatos para que você possa, como quiser, fazer o seguimento daqueles não-engajados.

Infusionsoft – Status de unengaged

Como falei, o Infusionsoft criou 2 novos status para trabalhar com as pessoas que não são engajadas.

Antes de mais nada: O que são os status do Infusionsoft?

São classificações dos emails dos contatos. Se um contato possui status Hard Bounce, por exemplo, é porque os servidores se comunicam, o email é disparado para ele, mas ele não consegue vê-lo por um problema de sua conta de email. Geralmente, Hard Bounces são emails não mais existentes. Já o status Confirmado é aquele que consta todos os contatos que clicaram em um link de confirmação de email enviado em alguma mensagem.

A lista dos status disponíveis no Infusionsoft segue abaixo:

  • Unengaged Marketable
  • Unconfirmed
  • Confirmed (Legacy)
  • Confirmed
  • Non-marketable
  • Lockdown
  • Soft Bounce
  • Hard Bounce
  • Opt-Out
  • Opt-Out: Admin
  • Opt-Out: System
  • List Unsubscribe
  • Provided Feedback
  • Reported Spam
  • Invalid Email

Após essa breve descrição, segue as configurações dos 2 novos status. Você acessa ambos em: Marketing > Settings > Automated List Management

Infusionsoft - contatos não engajados

Unengaged Marketable Status

É o status de não-engajado que recebe email. Ou seja, ele não está engajando com suas mensagens, mas continua recebendo-as.

No número representado por 4 na imagem acima, você pode determinar em quanto tempo um contato que é confirmado, por exemplo, muda seu status para não engajado. O mínimo é de 1 mês!

Ele basicamente significa: Essa pessoa tinha um status X (confirmado, não confirmado, hard bounce), mas não interagiu com nenhum email enviado dentro de Y meses (no exemplo, 4 meses), então passamos o status dele para não-engajado que recebe emails.

Unengaged Non-Marketable Status

É o status de não-engajado que NÃO recebe email. Ou seja, ele não está engajando com suas mensagens e, por isso, nós vamos alterar o status dele para um que ele não possa mais receber nada. Assim, o contato que possui esse status passa a ser pulado dos disparos feitos por você (onde, no relatório, vemos como os skipped). Você também determina quanto de tempo até isso acontecer, ou seja, até mudar o status para não-engajados que não recebem emails, sendo o mínimo 1 mês.

Depois que você configurar os meses que desejar, salve as configurações.

Como mostra a imagem, você não precisa definir o status de não-engajados que não recebem emails se não quiser. Ele é opcional.

“O que eu posso fazer com isso?”

Primeira coisa, importantíssima, é que você tem relatório de status e vai poder ver quantas pessoas se encaixam em cada opção.

Segunda coisa é que você tem como automatizar uma aplicação de tag, por exemplo, a partir dessa mudança de status. Você pode fazer isso em:  Marketing > Settings > Email Status Automation:

Infusionsoft - contatos não engajados

Infusionsoft - contatos não engajados

A partir de uma tag, você consegue, facilmente, automatizar um fluxo de “ei, por que você não abre mais meus emails?” e perguntar a pessoa se ela ainda tem interesse em estar na sua lista. Essas ações de reengajamento geralmente recuperam alguns leads, fazendo com  que você perca uma porcentagem menor de contatos efetivamente não-engajados.

Legal essa nova solução né?

Acontece que a gente aqui da Babel-Team acha que dá pra fazer ainda mais! Com um pouquinho de trabalho, a gente consegue analisar quem está perto de desengajar e quem não para tentar evitar isso antes de acontecer, não depois, como ocorre no caso dos status.

Certificados Infusionsoft – Campanha em Looping de Engajamento

A ideia desta campanha surgiu de um próprio funcionário do Infusionsoft nos Estados Unidos, Paul Sokol. É uma campanha simples e, na verdade, não importa como você a monta e sim o que você faz a partir dela.

Antes de mais nada: O que é uma campanha em looping?

O looping funciona quando você tem entrada e saída idênticas. No caso do Infusionsoft, a mesma tag para entrar e para sair de uma sequência. Isso faz com que você entre e saia ao mesmo tempo e rode ali infinitamente, por isso o nome de looping.

O conceito

Desenhamos uma campanha que analise quando um contato está muito interessado (quente), mais ou menos interessado (morno) e não interessado (frio). Essas classificações podem ser 3 ou 10, dependendo do seu negócio, assim como as termologias, você pode preferir usar “muito engajado”, “pouco engajado”, “nada engajado”, por exemplo.

O que importa é que isso funciona cronologicamente – ao passar tanto tempo sem interagir, o contato passa de Quente a Morno, e depois de Morno a Frio.

Como nos status, você é quem define quanto tempo de um ponto a outro você vai colocar. A gente sugere:

  • Quente a Morno -> 2 semanas
  • Morno a Frio -> 1 mês

Dessa forma, em 1 mês e meio, o seu contato sai de engajado (quente) a não engajado (frio).

A campanha

Estruturalmente, ela é assim:

Infusionsoft - contatos não engajados

A tag “clicou em um link” deve ser aplicada em QUALQUER link que você envie em seus emails (exceto para sair da base).

“Clique aqui para baixar meu PDF gratuito!”… Nesse link, você vai inserir uma tag que se chame “clicou em um link”, que é exatamente a mesma tag que inicia essa campanha.

Isso faz com que o engajamento de clique seja medido pela campanha, já que, para os servidores de email, o clique no link é considerado interação.

Dentro da sequência, temos o trabalho do Infusionsoft de retirada e aplicação das tags referentes a Quente, Morno e Frio:

Infusionsoft - contatos não engajados

No começo da sequência são retiradas todas as 3 tags:

  • Morno
  • Frio
  • Clicou em um link (pois ele precisa poder receber essa tag novamente no futuro)

E aplicada a tag “Quente”.

2 semanas depois, caso o contato não tenha clicado em nenhum link durante esse tempo, retiramos a tag “Quente” e colocamos a tag “Morno”.

O mesmo serve para o Frio: 1 mês depois do recebimento da tag “Morno” ela é retirada e é aplicada a tag “Frio”.

Simples, não é?

Com essa lógica você consegue acompanhar e analisar como estão todos os seus contatos de acordo com o que você julga ser tempo mínimo de engajamento.

Usando a campanha e os timers,  você pode trabalhar com minutos, dias, horas, diferente do status apresentado anteriormente que só permite trabalhar em meses!

Independente da estratégia que você quiser usar, 2 coisas são fundamentais:

  1. USE ALGUMA!

Não caia na ideia de que ter opções te faz ficar confuso e acaba não fazendo nada. Se quiser usar as duas, melhor ainda! Mas não deixe mais os não-engajados ficarem recebendo emails como se fossem interessados no que você anda enviando…

  1. O QUE IMPORTA É O QUE VOCÊ FAZ COM ISSO!

Aqui apresentamos duas funcionalidades que vão ajudar você a saber quem são os não-engajados. Mas é VOCÊ quem decide o que fazer com eles, como proceder, o que é melhor para a sua empresa e sua base de dados.

Claro que não vamos deixar você sozinho nessa, então, a parte 3 vai falar um pouquinho das possíveis ações em cima dos não-engajados!

Quer analisar a sua base de dados e seus envios de e-mail?

Entre em contato conosco!

Infusionsoft - contatos não engajados

 

Sobre a Autora
Diana Visconti
 – Arquiteta em Automação e Consultora de Modelo de Negócios

Carioca da gema, se formou em Publicidade pela Puc-Rio e, antes mesmo de terminar a faculdade, já estava imersa no mundo da automação. Começando na Babel-Team em 2013, aprendeu sobre a automação de marketing e vendas com o colega Fabio Hansen e sobre Consultoria de Negócios com Jorge.

Certificada em Infusionsoft desde 2015, dá treinamentos e suporte em inglês, espanhol e português. Em 2016, começou a pós-graduação em Administração de Empresas para expandir a área de Consultoria de Negócios.

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