Como já falamos em outros posts, o engajamento de sua lista de e-mails e entregabilidade, ou seja, a capacidade de entregar as mensagens para os contatos que você selecionou, andam e continuarão andando de mãos dadas. 

Você pode reler os posts anteriores no final deste conteúdo, mas hoje vou dar um exemplo concreto que fazer com os contatos não engajados (em inglês, not engaged). 

Comprei milhares de leads que se desengajaram, e agora? 

Antes de avançar, vejamos uma definição importante para este post: 

Não engajados

São os contatos que não tiveram nenhum tipo de interação em relação à sua comunicação: não abriram as mensagens ou não clicaram num link, por exemplo. 

O tempo que transcorreu sem qualquer interação do contato pode ser definido por cada empresa e varia de projeto para projeto. 

O Infusionsoft define ‘não engajado’ se durante 4 meses o contato não tiver tido nenhum tipo de interação. Recentemente, foi incorporada a possibilidade de o próprio usuário definir quanto tempo até o contato ser considerado não engajado. 

59.650 contatos não-engajados, e agora? 

Vejamos o caso de uma empresa brasileira com quase 100.000 contatos na base de dados. 

Dessa base 59,65% estão com status de não-engajados. 

São 59.650 contatos não-engajados, completamente fora do baralho na hora de enviar e-mails. Qualquer coisa que você faça com eles, vai derrubar sua reputação junto Google, Microsoft, e outros. 

Se o investimento médio para a aquisição dos leads foi de R$ 0,10 então a “perda” está perto de R$ 6.000,00. 

O que fazer para, pelo menos, recuperar uma parte desse valor de investimento? 

Hoje explicarei uma estratégia que funciona muito bem: tentar reengajar esses contatos via Facebook e, de quebra, identificar uma audiência similar (look alike) que permitirá ampliar a base de novos leads a baixo custo.  

Veja como fazer, passo a passo: 

Inicie criando uma nova campanha: 

Dentro da campanha, opte por criar um público personalizado. Entre as opções, vamos utilizar o arquivo de contatos não-engajados onde diz “Arquivo de clientes”:

Você pode importar esse arquivo direto da ferramenta de automação, como o Infusionsoft, ou de uma planilha com sua base de dados: 

Este arquivo .CSV deve ser adicionado na criação do público: 

Neste caso, utilizaremos apenas o campo de e-mail, mas outros valores também podem ser adicionados:

Pronto!  

Seu público foi criado e será alcançado diretamente pela sua campanha. Você deverá criar anúncios oferecendo, por exemplo, uma isca digital e levando para uma página com captura de dados. Não ofereça o mesmo conteúdo que eles já conhecem ou pelo qual foram capturados anteriormente, levados para a sua ferramenta de autoresponder e terminaram no estado de não engajados.  

Uma vez que se cadastrem, você pode aplicar uma etiqueta para identificar que vieram do anúncio do Facebook. Faça o necessário para que os contatos se mantenham entusiasmados com seu conteúdo e não voltem ao estado de não engajados.  

Agora, além disso, o Infusionsoft te permite criar um público parecido (usando o look alike) que será extremamente eficiente para encontrar um público totalmente novo, com um perfil muito parecido com os que já se interessaram pelo seu negócio. Mostre um anúncio que prometa uma isca digital. Neste caso, pode ser o mesmo que conseguiu capturar os leads que antes não haviam se engajado. 

Novamente, faça o necessário para manter as pessoas felizes com seu conteúdo! 

 

A partir daí, você ainda consegue escolher regiões e demais segmentações: 

Em apenas uma tacada, você salvou seu investimento e encontrou novos leads!  

Existe um conjunto de ações que podem ser feitas antes de que um contato se torne frio ou não-engajado e outras tantas ações para aplicar depois que se perdeu o relacionamento. 

Esta de hoje é apenas uma. 

Você encontrará outras ações detalhadas e justificadas em nossos próximos post e webinários. 

Quer analisar a sua base de dados e seus envios de e-mail?

Entre em contato conosco e com muito prazer ajudaremos você a estabelecer um relacionamento com sua lista de e-mails que resulte num poder enorme a seu favor. 

 

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Sobre o Autor:

Jorge Luiz Ardrizzo – Assistente de Marketing

Formado em Publicidade e Propaganda, entrou na Babel Team em 2017 com a missão de atrair e qualificar leads através do desenvolvimento de estratégias de marketing e produção de conteúdo. Teve a carreira pautada no relacionamento com o cliente, o que foi fundamental para entender como analisar as necessidades e apresentar a melhor opção para cada um deles. 

DJ e produtor musical responsável pelo projeto Flecha, você ainda pode encontra-lo pelas feiras gastronômicas da cidade oferecendo o inigualável hambúrguer de pão de queijo.

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